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Grupo de Trabalho da BR-163 discute ações para reduzir acidentes

Na segunda reunião do Grupo Paritário de Trabalho (GPT) da BR-163, realizada na manhã desta quarta-feira (13) na sede da Concessionária, em Cuiabá, responsáveis de nove entidades ligadas à rodovia discutiram ações para reduzir o número de acidentes em três pontos importantes da rodovia cujos indicadores de ocorrências estão entre os mais altos da rodovia: o trecho do km 349, na Serra de São Vicente, e pontos das passagens urbanas de Sinop e Rondonópolis. Os dois últimos terão a solução definitiva com as obras contratuais da Concessionária. O grupo discutiu, no entanto, ações imediatas para melhorar o cenário até lá. No trecho da Serra, o responsável é o Governo Federal, por meio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes).

O grupo, montado por iniciativa da Concessionária Rota do Oeste sob regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem o objetivo de reunir representantes da sociedade civil para colher sugestões e achar soluções para melhorias que estão além do contrato e que podem ser implementadas no trecho sob concessão nas rodovias BR-163, 364 e 070.

Uma das preocupações mostradas durante a reunião foi a ausência de uma base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região de Sinop. A travessia urbana do município está localizada do quilômetro 817 ao 845 da BR-163. Segundo o superintendente substituto da PRF, Raphael Guerra, a base mais próxima fica no município de Nova Santa Helena, fora do trecho sob concessão da Rota do Oeste, a 100 quilômetros ao norte de Sinop, e em Sorriso, 100 quilômetros ao sul.

Nas próximas reuniões do grupo, serão discutidas medidas para melhorar o tráfego na travessia urbana, mas já foi possível analisar uma solução para melhorar a fiscalização da região. “A Rota do Oeste vai articular para doar uma das estruturas de Bases de Atendimento ao Usuário (SAUs) à PRF para que se instalem na região de Sinop”, afirma Fábio Abritta, gestor de stakeholders da Concessionária.

De acordo com o chefe da 6ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Sorriso, Felipe Dias Mesquita, a delegacia cobre a área entre a divisa de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, a partir do quilômetro 652, até a divisa com o Pará, no quilômetro 1.121 da rodovia. “Temos um baixo efetivo para percorrer essa extensão, então a base em Sinop seria importante, já que seria um ponto de apoio aos policiais no quilômetro 836 da BR-163, ao lado da Base da Rota do Oeste no município”, afirma.

Alargamento de pista

Na primeira reunião do GPT da BR-163, realizada em 11 de maio, a PRF havia sugerido um alargamento da pista no quilômetro 120 da BR-163, usada pelos usuários que trafegam no sentido norte, de Itiquira a Rondonópolis e chegam ao Trevão deste município. Nesse ponto, a pista passará a ter duas faixas, que darão acesso ao entroncamento para os usuários que desejam seguir pela BR-163, em direção a Cuiabá, ou pela BR-364, em direção a Goiás. A medida proporcionaria mais fluidez ao tráfego no local, onde é registrada lentidão principalmente no período da tarde. O projeto deste ajuste está em fase de elaboração e análise pela Concessionária e pela ANTT.

Sobre o GPT

As reuniões do GPT são realizadas a cada dois meses. Além de representantes da Concessionária Rota do Oeste, participaram desta segunda reunião representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Para a 3ª reunião, algumas pautas sugeridas por representantes da ANTT são: controle de acessos em travessias urbanas, estacionamento de veículos de carga nas pistas de rolamento e retornos irregulares em pistas duplicadas.