Imprensa

Notícias

Aumento de 41% no uso de CBUQ na BR-163/MT reflete empenho em obras

O reforço das frentes de serviços destinadas a recuperação e manutenção do pavimento da BR-163/MT desde o início de 2022 fez com que a quantidade de CBUQ utilizado pela Concessionária Rota do Oeste crescesse 41% com relação ao ano passado e quase triplicasse se comparado com o ano de 2020. O aumento reflete o compromisso da empresa em manter os 850 quilômetros da rodovia sob concessão em boas condições de trafegabilidade. A Concessionária também atuou na recuperação e implantação de obras de arte e na conserva de toda a extensão do trecho entre Itiquira e Sinop. 

O aumento no uso do revestimento asfáltico era anunciado desde o início do ano, quando a Concessionária Rota do Oeste triplicou as frentes de trabalho que realizavam a manutenção do pavimento ainda no período chuvoso. Nesse período foram realizadas as obras de recuperação profunda no pavimento da BR-364, no trecho entre Jangada e Rosário Oeste, e a recuperação funcional no mesmo trajeto. Na região norte, entre Diamantino e Nova Mutum, a BR-163 também passou pela recuperação funcional. Ao todo, os serviços de manutenção da via demandaram a aplicação de 22,2 mil m³ de CBUQ.

Ultrapassando a pista - Além da preocupação com a conservação do pavimento, as equipes de manutenção também trabalham na roçada para a remoção da vegetação, contribuindo com a boa visibilidade da pista. Em 2022, a área roçada na BR-163/364 e Rodovia dos Imigrantes (BR-070) somou 7.614 hectares, o equivalente a 7.600 campos de futebol.

O setor de obras e conservação iniciou e finalizou em 2022 uma Obra de Arte Corrente (OAC) com a implantação do sistema de drenagem na BR-364 em Rondonópolis, na região da Gleba do Rio Vermelho. A estrutura beneficia as famílias que vivem na comunidade e agora têm melhores condições de trafegabilidade durante o período chuvoso.

As equipes concluíram a recuperação estrutural de sete pontes e realizaram a conservação e manutenção de outras 64 Obras de Arte Especiais (OAE), dentre pontes e viadutos, foram conservadas com a substituições de juntas, recuperação de armadura exposta, manutenção de guarda-corpo e barreira de concreto. A Concessionária também substituiu 7,4 quilômetros de defensas metálicas e 1.837 placas de sinalização, todas provenientes da fábrica de placas própria da Rota do Oeste.

A Rota do Oeste segue com a construção da passarela no km 205 da BR-364, região do Senai em Rondonópolis. A fundação já foi concluída e as equipes estão executando as obras complementares (passeio, barreiras rígidas, plantio de grama e abrigo para parada do ônibus). Uma segunda frente de trabalho localizada em Cuiabá realiza a montagem da estrutura metálica para posterior envio para obra onde ela será içada e concluída até março de 2023.

Com previsão de conclusão para o primeiro semestre do próximo ano, a ponte sobre o rio Vermelho, no km 202 da BR-364, passa por uma recuperação estrutural delicada. Reflexo da idade avançada da estrutura (construída em 1953), que apresenta a necessidade de novas intervenções conforme vai sendo reestruturada, a atividade que ocorre desde 2021 está 87% concluída.