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Mais de 3,2 mil motoristas usam serviços do Ponto de Apoio ao Caminhoneiro da BR-163/MT

Cerca de 3,2 mil motoristas profissionais receberam atendimento no Ponto de Apoio ao Caminhoneiro montado na BR-163/MT, em Cuiabá, para oferecer serviços voltados especificamente à categoria, que desempenha um serviço essencial para o Brasil: o transporte de cargas. Entrega de alimentação, orientações de saúde com foco na prevenção do coronavírus, oferta de kits higiênicos e serviço de limpeza de cabines dos caminhões foram alguns serviços oferecidos pela Concessionária Rota do Oeste e Serviço Social de Transporte / Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte (Sest/Senat), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A BR-163/364 é considerada um dos principais corredores de escoamento da produção agrícola do Brasil. A ação realizada na rodovia atende às estratégias do Ministério da Infraestrura, que vem buscando meios de garantir uma estrutura ao setor rodoviário, que precisa continuar funcionando para abastecer o mercado brasileiro neste período de pandemia de coronavírus.

Como forma de atender o maior número de pessoas, a estrutura ocupou espaço no pátio do Posto Aldo Locatelli, na Capital de Mato Grosso, por onde passam centenas de caminhoneiros todos os dias.  A ação iniciou em 27 de março e encerrou no último sábado (12 de abril). Em Rondonópolis, o Ponto de Apoio ao Caminhoneiro funcionará até 20 de abril, no Posto Aldo Locatelli (km 119 da BR-163), sempre das 8h às 12h. No sul do estado, a ação conta ainda com apoio da Rumo Logística.

O gerente de Relações Institucionais da Rota do Oeste, Roberto Madureira, avalia que o Ponto de Apoio prestou um serviço de suma importância e qualidade para a categoria durante um período essencial, permitindo que continuasse trabalhando com mais conforto e tranquilidade. “O caminhoneiro pôde perceber que não está sozinho nessa luta. Atingimos um número satisfatório de profissionais nesta primeira etapa. Agora, o comitê da Rota do Oeste continuará monitorando a situação em todo território nacional, adotando as medidas cabíveis para cada situação”.

Para instalar a estrutura, a Rota do Oeste mapeou os locais com maior movimento de veículos de carga na BR-163/MT. Todos os atendimentos e serviços oferecidos foram pensados para este setor tão importante para o Brasil e que se mostra ainda mais essencial atualmente. “A parceria iniciada entre Roda do Oeste e Sest/Senat foi muito importante e terminou expandindo para todo o Brasil”.

Serviços – O Ponto de Apoio ao Caminhoneiro de Rondonópolis continua oferecendo:

- Refeição (lanche ou marmita);

- Orientação de saúde, especialmente com foco na prevenção ao coronavírus;

- Aferição de temperatura corporal;

- Encaminhamento médico em caso de mal estar ou sintomas de Covid-19;

- Kit higiênico com vários produtos;

- Esclarecimento sobre higienização da cabine dos caminhões;

- Serviço de higienização das cabines dos veículos;

- Disponibilização de psicólogo para orientações e esclarecimento de dúvidas;

- Contato com educador físico, que ensinará exercícios respiratórios e atividades que podem ser feitas em qualquer local;

- Preenchimento de formulário com informações pessoais, com objetivo de melhorar os serviços;