Imprensa

Notícias

Saiba quais os assentos adequados para viajar com crianças no carro

Férias em família é o programa de muita gente que passa pela BR-163 em julho. Neste período, o tráfego de veículos de passeio aumenta em média 16% devido a opção de viajar de carro. Para quem terá crianças como acompanhantes, a atenção vai além dos cuidados com o percurso. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), menores de 10 anos devem viajar no banco traseiro do carro. Por isto, escolher o modelo de cadeirinha correto para cada faixa etária é muito importante.

Começando pelos recém-nascidos até o primeiro ano de idade, o transporte adequado é o “bebê conforto” ou assento conversível. O equipamento deve ser colocado de costas para o motorista devido ao peso e tamanho do bebê nesta faixa etária. De 1 a 4 anos, o assento escolhido deve ser a cadeira de segurança.

O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Marcelo Prado, ressalta que em ambos os casos, o cinto de segurança é obrigatório para conter os equipamentos no banco de trás do carro.  “Cada faixa etária tem um tipo específico de assento, de acordo com peso, tamanho e mobilidade da criança. O objetivo destes equipamentos é assegurar a vida deles, que em uma colisão ou freada brusca podem ser arremessados para fora do carro com força e velocidade bem maiores se comparados a um adulto”, disse.

Para as crianças de 4 a 7 anos e meio, a legislação brasileira determina o uso do assento elevado com encosto. O dispositivo auxilia o alcance do corpo ao cinto de segurança na altura padrão do carro. Dos 7 anos e meio em diante a criança deve usar o cinto de segurança de três pontos já sem outro equipamento. Pela lei, até os 10 anos ou enquanto for menor de 1,45 m de altura, a criança só pode viajar no banco traseiro.

A Rota do Oeste oferece aos usuários da BR-163 atendimento 24 horas, socorro mecânico e apoio, além de 18 bases de atendimento ao longo dos 850,9km sob concessão da rodovia, de Itiquira a Sinop. Nas unidades, a família pode estacionar o veículo para realizar paradas durante a viagem.

Tráfego – Conforme monitoramento de tráfego da Rota do Oeste, em julho, o fluxo de veículos leves sofre variações com alta durante a semana. O dia de maior movimento é o sábado, com crescimento de até 22%, seguido da quarta-feira (21%) e sexta-feira (17%).