Imprensa

Notícias

Rota do Oeste reúne a comunidade na Semana do Trânsito

A Semana do Trânsito realizada em Sorriso, evento do Programa Rota Segura, da Concessionária Rota do Oeste, será encerrada por dois eventos abertos à comunidade. Nesta quinta-feira (07) uma audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores, a partir das 19h, para discussão de temas relacionados à segurança viária. Na sexta-feira (08), a Caminhada pela Paz encerra as atividades. Ao longo da semana, palestras e apresentações teatrais serão apresentadas em escolas e empresas transportadoras.

A audiência pública, que acontece no auditório da Câmara Municipal, reunirá representantes da sociedade civil para debater propostas que ajudem a melhorar o trânsito no município. Já caminhada será realizada pelas ruas de Sorriso para divulgar a Paz no Trânsito. O ponto de encontro está marcado na Praça da Juventude, a partir das 7h. Estudantes, representantes da organização Amigos do Trânsito de Sorriso e todos os envolvidos participam do encerramento.

As ações desenvolvidas durante a Semana do Trânsito foram formuladas de acordo com o público de cada município. Para jovens e crianças, uma peça teatral e uma palestra são apresentadas nas escolas. Cerca de 30 unidades receberão até o final da semana a Patrulha do Trânsito, grupo de teatro especializado em apresentações sobre o tema, e agentes da PRF e da Guarda Municipal promovem um debate rápido sobre educação e segurança.

“Queremos envolver o município de forma em geral e para cada público há uma ação específica. No último dia, com a blitz educativa e a Caminhada pela Paz, atingimos o município como um todo com atividades coletivas e de entretenimento”, explica o gerente de Relações Interinstitucionais e Responsabilidade Social Adherbal Vieira.

De acordo com o Chefe do Núcleo de Acidentes da PRF em Mato Grosso, José Miranda, as atividades que envolvem as crianças têm dois objetivos. O primeiro é formar pequenos agentes de fiscalização, ou seja, capacitar os pequenos para eles passem as mensagens adequadas aos pais. Em um segundo momento, o intuito é conscientizar os futuros condutores. Para os motoristas profissionais, a palestra realizada aborda temáticas importantes do dia-dia de quem está nas estradas.

Esta é primeira ação do Semana do Trânsito, realizada pela Concessionária Rota do Oeste e pela Polícia Rodoviária Federal. Ela faz parte do programa Rota Segura, da Concessionária, que tem o objetivo de promover a redução de acidentes. A prefeitura municipal também é parceira na realização do evento. Entre 11 e 16 de agosto a ação acontece em Sinop. No total, são previstas oito edições até o final do ano.