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Rota do Oeste inicia recuperação no pavimento entre Posto Gil e Nova Mutum

 A Concessionária Rota do Oeste inicia nesta sexta-feira (1º) as obras de recuperação especial do pavimento da BR-163 em trecho de cerca de 80 km entre o Posto Gil e o município de Nova Mutum, considerado um dos pontos da rodovia sob concessão em que o pavimento de pista está em mais deteriorado. Os trabalhos serão realizados pela equipe da Odebrecht Infraestrutura e vão atender demandas tanto de segurança e conforto, quanto de logística para tráfego de carga pesada.

Serão realizadas ações para recuperação total do pavimento da rodovia, o que inclui a retirada da capa asfáltica (fresagem) e microrrevestimento. A previsão de término da recuperação de todo o trecho é até o final do ano. Neste período, os motoristas devem estar atentos aos pontos de interrupção parcial da pista, onde serão realizadas operações “pare/siga”, em que o fluxo, orientado por funcionários qualificados, se divide sobre uma mesma faixa.

Paralelamente à recuperação, a Concessionária segue com os trabalhos de revitalização da sinalização, tanto de placas, quanto da pintura de pista, além da limpeza e roçagem da margem da rodovia, garantindo maior visibilidade aos usuários.

O diretor técnico da Rota do Oeste, Jackson Lisboa, explica que o trecho foi priorizado, pois se encontra em um estado avançado de degradação, que provoca lentidão e acidentes. “Identificamos nestes 80 quilômetros a necessidade de uma intervenção profunda. As obras serão realizadas para mitigar os problemas até que a duplicação seja realizada neste trecho”.

Além das obras entre Posto Gil e Nova Mutum, está em andamento a duplicação de 23 quilômetros entre o Trevão de Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Carga das ALL (América Latina Logística).  O trecho estava com capacidade saturada e os trabalhos atendem a uma demanda do agronegócio e dos transportadores de cargas. A previsão é de que até meados de 2015 a duplicação esteja concluída, facilitando o escoamento da safra.

Outro ponto crítico que vai receber ações imediatas é o contorno de Cuiabá, conhecido como Rodovia dos Imigrantes. Uma intervenção emergencial já foi realizada no local para melhorar as condições do pavimento e limpeza das margens da rodovia. Agora a Rota do Oeste aguarda aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que sejam implantadas benfeitorias que viabilizem maior fluidez no trânsito. Estão previstos no projeto a recuperação profunda de pavimento, a sinalização, instalação de fiscalização eletrônica, implantação de 3ª faixa e construção de passarelas para travessia de pedestres.

A Rota do Oeste assumiu a concessão de 850,9 km da BR-163 em Mato Grosso em março deste ano. De acordo com o contrato, está sob a responsabilidade da empresa a duplicação de 453 km compreendidos entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, do Posto Gil à Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes. Para a realização das obras, conta com o trabalho da Odebrecht Infraestrutura, construtora do grupo. Os serviços operacionais de atendimento aos usuários, como socorro médico e mecânico, bases de atendimento, veículo para apreensão de animais e caminhão pipa serão disponibilizados a partir de setembro de 2014 ao longo de todo trecho concedido.

A duplicação do trecho entre Rondonópolis e Posto Gil, com exceção do contorno de Cuiabá, trecho de cerca de 400 km, está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Sobre a Rota do Oeste

A Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, é responsável pela duplicação, recuperação, conservação, manutenção e implantação de melhorias da BR-163, entre os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT), um trecho com extensão de 850,9 quilômetros.

Durante os 30 anos de concessão, a BR–163 receberá investimentos de R$ 5,5 bilhões. Nos cinco primeiros anos, quando serão investidos R$ 2,8 bilhões, será realizada a duplicação de um trecho de 453,6 km entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, de Posto Gil a Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes. As demais extensões já estão duplicadas ou terão as obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).