Imprensa

Notícias

Rota do Oeste inicia obra de readequação na travessia urbana de Nova Mutum

A travessia urbana de Nova Mutum, entre o km 593 e o km 600 da BR-163, passa por readequações para melhorar a fluidez e facilitar o acesso aos pontos estratégicos da cidade. As obras tiveram início nesta semana pela Concessionária Rota do Oeste, responsável pela rodovia, e atendem a uma demanda da população local.

Os serviços começaram em 13 de novembro pelo acesso sul no km 601, no bairro Palmeiras, onde equipes da Concessionária atuaram na limpeza da área, com retirada da camada vegetal. No local também foram feitos o rebaixamento do aterro e a regularização do subleito.

Todas as alterações na travessia urbana foram realizadas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Nova Mutum. O gerente de Planejamento, Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da cidade, Mauro Manjabosco, destaca que as medidas são importantes para os moradores, comércio e visitantes do município. Lembra que Nova Mutum tem uma relação intensa com a rodovia e a readequação dos acessos e contornos vai favorecer a região. “Essas mudanças foram pleiteadas e discutidas por todos nós”.

Durante a execução das obras, algumas alterações no tráfego devem ocorrer na BR-163 para garantir a segurança dos motoristas. As intervenções serão comunicadas no portal da Rota do Oeste (www.rotadooeste.com.br) e podem ser conferidas ainda pelo 0800 065 0163.

 Mudanças – O projeto prevê quatro intervenções. A primeira é a readequação do acesso no km 601, sentido sul, permitindo a entrada com segurança na via marginal, região do bairro Palmeiras e Industrial Norte, próximo ao CTG Porteira da Amazônia. A reformulação garante regularidade e facilita a entrada no município para quem segue de Lucas do Rio Verde sentido Cuiabá. (Veja a imagem ao lado)

 

 

 

 

O segundo bloco de obras é referente à construção de dois retornos em nível no km 598,6 e no km 598,5 (em frente ao Supermercado Del Moro). Com os novos retornos, quem segue na direção sul terá mais facilidade para acessar a MT-235, sentido ao município de Santa Rita do Trivelato, localizada ao norte da BR-163. A estrutura facilitará ainda o acesso à cidade para quem viaja sentido norte e deseja entrar no lado sul de Nova Mutum, onde fica a área comercial. 

No km 599 das vias marginais, uma alça de acesso será construída em cada um dos sentidos. A estrutura implantada na marginal sul (em frente a Auto Elétrica Radar) permitirá a entrada na BR-163. A alça do sentido norte permitirá o acesso à região conhecida como antiga Algodoeira, que também dá acesso à MT-235. (Veja a imagem ao lado)

Os retornos e as alças de acesso são fundamentais para retirar da via marginal o tráfego intenso de veículos de cargas, que termina concorrendo com o fluxo local, formado por carros de passeio, motos e bicicletas. Desta forma, diminui os riscos para os moradores do município, que precisam utilizar dos serviços oferecidos pelo comércio.

O quarto ponto de intervenção pela Rota do Oeste está localizado no km 597,9, pista norte, onde a rotatória existente no local também receberá melhorias, que incluem reestruturação dos contornos dos meios-fios e revitalização do pavimento.

Nova Mutum – A recuperação, manutenção e conservação da travessia urbana de Nova Mutum foram repassadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para a Rota do Oeste em fevereiro de 2016, por meio de um Termo Aditivo. Anteriormente, o trecho de 7,8 quilômetros era de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT).

Desde que assumiu o compromisso, a Concessionária já atuou em todo o segmento, com recuperação do pavimento, revitalização da sinalização, implantação de defensa metálica e reordenamento do tráfego, sempre com foco na segurança.

Este ano, duas passagens de pedestres foram implantadas para garantir a travessia das centenas de trabalhadores que atuam nas indústrias locais.