Imprensa

Notícias

Rota do Oeste inicia duas novas frentes de duplicação na BR-163

Com a conclusão dos primeiros 22,7 km de duplicação da BR-163 no sul de Mato Grosso, a Rota do Oeste continua as obras em direção à divisa com o Mato Grosso do Sul, no km 0 da rodovia. A meta é concluir a duplicação do trecho no primeiro semestre de 2016.

“Estamos concentrando nossos esforços e recursos para finalizar o trecho sul. O cronograma está no prazo e seguiremos para a região norte no primeiro semestre de 2016, após concluirmos essa etapa” destaca o diretor geral da Concessionária, Paulo Meira Lins.

O sinal verde foi dado em março, com a liberação da Licença Ambiental de Instalação que permitiu a continuidade da duplicação. Com isso, a Odebrecht Infraestrutura, parceira da Rota do Oeste na transformação da BR-163, implantou duas novas frentes de trabalho que seguirão em sentidos opostos da rodovia: do km 54,9 até o km 94,9, no terminal de cargas da ALL; e do km 54,9 até o km 0, na divisa com o Mato Grosso do sul.

Já trabalham no local mais de 600 integrantes empenhados nas primeiras intervenções da rodovia, como supressão vegetal e preparação do solo para terraplanagem. Dão apoio 264 maquinários, entre eles duas usinas de produção de asfalto, que suprirão a demanda por Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) na fase de pavimentação. Os equipamentos são os mais modernos instalados na América do Sul e têm de produção de 240 toneladas por hora de asfalto.

O diretor de Contrato da Odebrecht Infraestrutura, Danilo Ribeiro, destaca que a construtora segue com as obras dentro do prazo com foco na segurança dos integrantes e usuários que passam pela via. “Os trabalhos são realizados de modo a causar o menor impacto na rotina da rodovia até sua entrega definitiva. É um processo conduzido com vistas no futuro e na renovação urbana”.

Acessos

Também estão avançadas as construções das pontes e viadutos que vão compor os dispositivos de acesso e retorno à BR-163. Do total de 15 Obras de Arte Especiais (OAEs), sete estarão concluídas ainda este ano.

No trecho que liga Rondonópolis ao terminal de cargas da ALL, alguns dispositivos já tomam forma e podem ser vistos pelos usuários. É o caso do acesso em trombeta ao Aeroporto de Rondonópolis, localizado no km 107 da rodovia, que já possui 41% de obras concluídas, sendo que o viaduto que liga uma extremidade à outra já avançou 77% nos trabalhos.

O viaduto que integrará o acesso à rodovia MT-471 no quilômetro 102 da BR-163, também do tipo trombeta, é outro exemplo com 41% das obras concluídas. Outro dispositivo, este do tipo diamante, com quatro alças de retorno, também está em construção no km 111 da rodovia. Os trabalhos neste acesso seguem com 42% já executados.

Outras obras estão em andamento ou previstas para iniciar ainda este ano. É o caso das pontes sobre os rios Correntes (km 0), Sozinho (km 24), Itiquira (km 29), Cachoeira (km 44), Ponte de Pedra (km 55) e Inhumas (km 74). Acessos nos quilômetros 13, 34, 47, 76, 94 e 119, também estão previstos, entre outros retornos e intervenções menores.