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Rota do Oeste ampliará frentes de trabalho em 2015

Desde que iniciou os trabalhos de melhoria na BR-163, a Rota do Oeste tem avançado em diversas frentes de trabalho, desde a conservação da pista já existente até as obras de duplicação que fazem parte do pacto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), previsto no contrato de concessão da rodovia. Em 2014, a Concessionária realizou diversas intervenções com o objetivo de trazer mais segurança e conforto aos usuários que trafegam pela BR-163.

Em Rondonópolis, as obras de duplicação do trecho que liga o município ao Terminal Intermodal de Cargas da ALL avançam para a fase de conclusão. Até o momento, dos 22,7 quilômetros, foi realizada a terraplanagem em 21,96 quilômetros, totalizando 99% da fase concluída neste trecho. Paralelo a isso, a Rota do Oeste realiza a aplicação de asfalto na rodovia, com quase 10 quilômetros concluídos.

Outra frente de trabalho, a recuperação emergencial da rodovia também segue para conclusão. Na região sul do trecho de concessão foram aproximadamente 100 quilômetros de reparos. Já a Rodovia dos Imigrantes foi totalmente concluída em novembro, com intervenções em todos os 28 quilômetros do trecho, incluindo a ponte JK, entre Cuiabá e Várzea Grande. Já na região Norte, a Rota do Oeste realiza intervenções em três pontos do trecho, entre os km 507 a 560, Km 560 a 593 e km 600 a 746 com serviços de reparo e reforço do pavimento. A previsão é que toda a recuperação seja concluída no início do próximo ano. A partir disso, será dado início ao trabalho de recuperação contínuo do trecho sob responsabilidade da Concessionária.

“O balanço é muito positivo pois as obras de duplicação alçaram o previsto para 2014 com grande avanço no trecho entre Rondonópolis e o terminal da ALL. Para o ano de 2015, tão logo termine o período chuvoso, iniciaremos a recuperação final da pista existente deste trecho e avançaremos com a duplicação em direção a divisa com o Mato Grosso do Sul”, ressalta o gerente de produção da Odebrecht Infraestrutura, responsável pelas obras, Joel Ventura.

Outro serviço realizado pela Rota do Oeste é a conservação da rodovia, com a roçada da faixa de domínio, instalação de sinalização e pintura das faixas de rolagem. Todo o trecho sob responsabilidade da Concessionária já está com sinalização vertical instalada. Já a sinalização horizontal, ou seja, as pinturas ao longo da rodovia, já seguem para a fase final.

O diretor geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Linda, fez uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2014. “Como todos podem acompanhar, as obras acontecem em um ritmo excelente, tanto na duplicação em Rondonópolis quanto na recuperação dos pontos críticos. O importante é que no menor tempo possível os usuários já possam sentir a diferença, ter viagens mais seguras, rápidas e confortáveis”, comentou.

Para 2015, ressaltou o diretor, as atenções se voltam para os avanços destas frentes. “Temos mais desafios para o próximo ano, como avançar a duplicação para o trecho sul, entre Rondonópolis e Itiquira, intensificar os serviços de atendimento ao usuário e, principalmente, garantir a segurança dos motoristas e dos nossos trabalhadores que atuam no trecho”.