Imprensa

Notícias

Readequação de cabines da Rota do Oeste gera economia de 207 mil kW por ano

Na busca pela sustentabilidade em suas operações, a Rota do Oeste instala desde janeiro dispositivos para tornar as cabines das praças de pedágio ecoeficientes. A modificação já foi feita desde a praça 2 (Rondonópolis) até a praça 8 (Lucas do Rio Verde) e nesta semana será finalizado nas praças de Itiquira e de Sorriso. A implantação do sistema, já tem gerado economia e, quando estiver funcionando em todas as praças, representará uma economia de 207 mil quilowatts por ano, o equivalente a 120 televisões ligadas nesse período.

Quando um operador de pedágio dá início às atividades em uma cabine, inserindo a senha no computador, é ligada a seta que indica que a pista está aberta para o tráfego dos veículos. Em seguida, o aparelho de ar condicionado pode ser então ligado e a temperatura controlada. O inverso ocorre quando os trabalhos são encerrados nessa cabine, pois a pista é fechada e o aparelho é desligado automaticamente.

Segundo o gerente de Manutenção e Tecnologia da Concessionária, Norberto Prataviera, um arrecadador que trabalha no turno de 12 horas fica, em média, 9,5 horas efetivamente dentro da cabine. Quando o funcionário se esquecia de desligar o aparelho de ar condicionado, havia o desperdício de energia e a necessidade de manutenções mais frequentes. “Além da economia financeira, temos também um ganho de preservação da natureza com a redução do consumo e da emissão de gás carbônico, já que a energia vem de hidrelétricas”, afirma.

Qualquer redução de energia contribui para diminuir também a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, de acordo com Rogério Andrade, gestor da gestão sustentável do Sebrae Mato Grosso. “Nossa matriz energética é prioritariamente hidroelétrica. Quando a bandeira da conta de luz está vermelha, porém, a energia de termoelétricas também passa a ser usada e a queima de carvão libera gás carbônico, que contribui para o aquecimento global”, explica.

O próximo passo para reduzir ainda mais o consumo de energia nas praças de pedágio está em fase de testes em Itiquira. Prataviera informa que no local foram instalados sensores nos postes que podem ser regulados para que a luminosidade aumente gradativamente à medida que escurece e reduza à medida que o dia nasce. “Será feita uma readequação do sistema de iluminação nos garrafões para economizar energia elétrica”, diz.

Outras medidas - Além da redução do uso de energia, a Concessionária tem registrado também um menor consumo de água em suas 18 bases, nove praças e na sede em Cuiabá. Em março de 2016 foram consumidos 1,7 milhão de litros do recurso, caindo para 150 mil litros em março deste ano, uma queda de 67%.

Em 2016, a Rota do Oeste destinou ainda 100% do material produzido e recolhido pelos funcionários de forma correta, seja por ações próprias ou com o apoio de empresas especializadas. Das 658 toneladas de resíduos coletados, 523 toneladas foram reutilizadas ou recicladas e as outras 134 toneladas são resíduos orgânicos destinados a um local correto. Ao todo, as 117 toneladas de pneus recolhidas das rodovias foram encaminhadas para a reciclagem.