Imprensa

Notícias

Projeto de combate à exploração sexual infantil é iniciado na BR-163

A Concessionária Rota do Oeste, responsável pela transformação da BR-163 em Mato Grosso e a Odebrecht Infraestrutura, parceira nas obras de duplicação da rodovia, iniciam a partir desta terça-feira (7), o programa ‘Infância de Direito’, que tem o objetivo de traçar ações de conscientização e combate à exploração sexual infantil na BR-163.

Para executar o projeto, a Rota do Oeste e a Odebrecht Infraestrutura contam com o apoio da ONG Terra dos Homens, que realiza um levantamento na região sul do estado, onde estão localizados dois grandes canteiros de obras da duplicação, diagnosticando as zonas vulneráveis à exploração sexual infantil, além das estruturas nos municípios dedicados ao combate da prática.

Um dos primeiros passos do projeto, de acordo com a gerente de programas da ONG, Valéria Brahim é realizar encontros com diversas entidades parceiras como Ministério Público, Poder Judiciário, polícias, entidades de classe e conselhos de assistência social. “A ideia é identificar quais os serviços e ações executadas na região para o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Com base nessas informações, elaboraremos um relatório que subsidiará o desenvolvimento de ações concretas de conscientização e ofereceremos uma oficina para capacitação de profissionais que atuam diretamente com o assunto”, disse.

O ‘Infância de Direito’ surgiu a partir do diagnóstico levantado pela Rota do Oeste por meio do programa Parada Legal do Oeste realizado em dezembro do ano passado. No evento, que aconteceu em um posto de serviço às margens da BR-163, foram ouvidos 589 motoristas profissionais. Destes, 12% disseram já ter presenciado casos de exploração sexual infantil na BR-163, enquanto 96% fariam uma denúncia, mas apenas 39% disseram saber como denunciar.

O foco da ação, segundo o gestor de Responsabilidade Social da Rota do Oeste, Adherbal Vieira é atingir tanto os caminhoneiros que trafegam pela rodovia, como os integrantes que atuam nas obras da Odebrecht Infraestrutura e vivem próximos aos canteiros de obras nos km 51 e 95 da BR-163. “Todas as ações da Concessionária serão realizadas com base no relatório encaminhado pela ONG”.

A continuidade do programa decorrerá à medida que as obras de duplicação forem avançando para a região norte, com a criação de novos canteiros de obras e avaliação constante de resultados e relatórios encaminhados pela ONG.