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Obra de duplicação da BR-163 terá usina própria de produção de asfalto

As obras de duplicação na BR-163, em Rondonópolis, ganharam um reforço. A Odebrecht Infraestrutura, responsável pelos trabalhos de duplicação e melhorias no trecho de concessão sob a responsabilidade da Rota do Oeste, realizou nesta segunda-feira (12/01) a inauguração de uma planta industrial para produção de asfalto. O material será de uso exclusivo, para atender a demanda da obra.  

Com capacidade nominal para produzir 240 toneladas do material por hora, o equipamento vai permitir a continuidade dos trabalhos de aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) na frente de trabalho da região sul, que no momento está com 10 km de duplicação asfaltada em primeira camada. São necessários 15 funcionários para operar o equipamento.

Além disso, a usina foi adquirida para dar suporte à frente de duplicação que, ainda este ano, segue em direção à divisa com o Mato Grosso do Sul, no km 0 da rodovia. São mais cerca de 100 km até o fim da área concedida, além do trecho entre Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da ALL que entra em fase de conclusão.

Outra usina também está prevista para chegar nos próximos dias. Para atender a demanda, elas serão instaladas estrategicamente no km 95 e no km 51 da BR-163. Após a conclusão deste trecho, previsto para 2015, as usinas serão mobilizadas para a região norte, onde atenderão a demanda de asfalto para o trabalho de duplicação e recuperação dos próximos trechos da rodovia.

De acordo com o responsável por Centrais Industriais da Odebrecht Infraestrutura, Paulo Jeffery, a aquisição do equipamento é passo importante para os trabalhos de transformação da rodovia. “A Odebrecht buscou no mercado equipamentos de ponta para a produção de asfalto, com tecnologia inovadora e elevada capacidade de produção. É a engenharia a serviço de resultados efetivos, visando a produtividade e sustentabilidade do negócio”, comentou.

A usina de asfalto, fabricada pela alemã Lintec, fez uma viagem de quase dois meses para chegar a Mato Grosso, saindo do Porto de Hamburgo no mês de outubro. Pesando 270 toneladas, a carga foi transportada do Porto de Santos, em São Paulo, por meio de um esquema especial nas rodovias por onde passou, que não interrompeu o tráfego de veículos.

“A realização de toda operação logística ainda no ano de 2014 atende a expectativa do planejamento executivo de 2015. Isso só foi possível graças ao empenho e alinhamento de toda equipe envolvida na execução do canteiro industrial, na disponibilização dos insumos necessários para a produção de asfalto e atividades operacionais”, acrescentou o diretor de Contrato da Odebrecht Infraestrutura, Danilo Ribeiro.

Produção e Monitoramento

A Odebrecht Infraestrutura tem 288 máquinas trabalhando em todo trecho sob responsabilidade da Rota do Oeste. Cerca de 300 integrantes operam as máquinas, atuando em todas as frentes de recuperação e duplicação.

Apenas na frente de duplicação no trecho entre o terminal da ALL e Rondonópolis são 157 equipamentos específicos para produção, entre eles, equipamentos de terraplenagem, pavimentação e centrais industriais. Já para a fase de pavimentação as obras contam com recicladoras, distribuidores de cimento, rolos de asfalto, além das usinas de asfalto e central de britagem, entre outras máquinas.

A Odebrecht Infraestrutura está investindo mais R$ 50 milhões em maquinários para pavimentação na duplicação da BR-163. Estas máquinas atenderão exclusivamente às obras da Rota do Oeste em todo o trecho de concessão. A previsão é que elas entrem em operação no período pós-chuva, em 2015.

Entre os equipamentos, serão adquiridos duas centrais de britagem, da marca americana Telsmith, além das duas usinas já mencionadas. A meta é trabalhar a partir de 2015 com duas frentes de pavimentação para concluir os 122 quilômetros entre Rondonópolis e a divisa com o Mato Grosso do Sul.

Para monitorar o andamento das melhorias na BR-163, a Odebrecht Infraestrutura também utiliza um veículo aéreo não tripulado (drone) para fazer registros fotográficos dos canteiros de obras em todo o trecho de concessão. Este recurso é utilizado por muitas áreas como agências de publicidade, seguradoras, empresas de construção civil e até agricultores que querem monitorar grandes áreas de plantação.

Desde a opção pelo recurso, já foram feitos voos em diversos pontos da rodovia: na duplicação dos 22,7 km em Rondonópolis, no canteiro de obra no km 95, na Rodovia dos Imigrantes, e em todas as Praças de Pedágio e frentes de trabalhos iniciais. As imagens captadas permitem a avaliação dos traçados, posicionamento e afastamento das equipes, além de garantir o controle de qualidade das obras.