Imprensa

Notícias

Nove reeducandos passam a trabalhar nas obras da BR-163 em Nova Mutum

Mais sete reeducandos da Cadeia Pública de Nova Mutum passam a trabalhar nas obras da BR-163 em Mato Grosso. A Odebrecht Infraestrutura, empresa parceira da Rota do Oeste para a realização das obras de duplicação, recuperação, conservação e manutenção da rodovia, aumentou de dois para nove o número de participantes do projeto de monitoramento eletrônico “Ressocializar e Humanizar” em Nova Mutum. Em todo o Estado, cerca de 50 integrantes do sistema prisional estão contratados por meio da parceria entre a empresa e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Antes de iniciar os trabalhos, os sete reeducandos participaram de uma palestra que abordou temas como segurança no trabalho, valorização e busca do conhecimento. O diretor da unidade, Antônio Lima, acompanhou o processo e parabenizou os participantes pela oportunidade. “Ressocializar com ética e disciplina será nossa bandeira”, destacou o gestor.

A parceria entre a Odebrecht Infraestrutura e o governo do Estado teve início em Rondonópolis e se estendeu para Nova Mutum. O gerente da construtora, Marco Paulo Hosken, destaca o compromisso dos contratos por meio do projeto. “Nos surpreendemos com a dedicação e empenho dos reeducandos e por isso estamos ampliando o projeto. Em Rondonópolis, aqueles que passaram para o regime semiaberto foram contratados e continuam trabalhando conosco”.

Antônio Lima explica que o Estado não pensa na pena imposta pela Justiça ao custodiado como um castigo, mas sim como uma nova chance do recuperando rever suas atitudes. “A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos tem provado que é possível reinserir o ex-condenado na sociedade”.

A Odebrecht Infraestrutura conta atualmente com aproximadamente 2 mil trabalhadores, diretos e indiretos, que atuam nos canteiros instalados ao longo de todos os 855 km da BR-163 que estão concedidos.