Imprensa

Notícias

Rota Segura abre temporada 2015 com evento em Várzea Grande

Começa nesta segunda-feira (23.02) a primeira ação do programa Rota Segura em 2015. O programa foi desenvolvido pela Rota do Oeste e é executado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A ação em Várzea Grande abre a temporada do projeto, que também pretende passar pelos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Jaciara, Rosário Oeste, Jangada, Rondonópolis, Juscimeira, São Pedro da Cipa e Nova Mutum.

A ideia é promover a educação para o trânsito de forma lúdica, principalmente entre o público infantil. “A educação é o caminho mais certo para a redução de acidentes. Com jogos, teatro e música conseguimos envolver as crianças neste processo e torná-los agentes multiplicadores destas informações”, comentou o gestor de Responsabilidade Social da Rota do Oeste, Adherbal Vieira. O Rota Segura é realizado em escolas da rede municipal e estadual, além de empresas e outros espaços com diversas ações educativas e de conscientização sobre segurança no trânsito.

O evento em Várzea Grande acontece até a próxima sexta-feira (27.02). Uma das escolas contempladas é a Municipal Oscar Ribeiro, que fica próxima às margens da Rodovia dos Imigrantes, trecho sob concessão. "A harmonia do trânsito é alcançada com a colaboração de todos que fazem parte do cenário: motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres. De maneira que se cada parte cumprir com seus deveres e obrigações, o objetivo será alcançado mais facilmente”, destacou o superintendente da PRF, Arthur Nogueira.

CD, Jogo e Van Personalizada

Em 2014, mais de 30 mil pessoas foram mobilizadas pelo Rota Segura em sete municípios com palestras, abordagens na blitz educativa, cinema com filmes sobre trânsito e demais ações. Além de ampliar a atuação do programa, a Rota do Oeste reservou surpresas para a temporada 2015.

A primeira delas é a van personalizada que vai transportar palestrantes e patrulheiros do programa. Outra novidade é que neste ano será distribuído um CD de músicas educativas e um jogo de tabuleiro nas escolas por onde a caravana passar.

Com 11 faixas, o CD do ‘Rota Segura’ é composto por várias canções da ‘Patrulha do Trânsito’, trio de palhaços que faz parte da comitiva e realiza diversas atividades em todas as edições do programa. Já o jogo é inspirado em games clássicos como o ‘Jogo da Vida’. Cada participante usa um carrinho de plástico de uma cor e, com os dados, vai seguindo um trajeto no tabuleiro que se inicia no município de Rondonópolis e termina em Sinop. Ao longo do caminho, vão surgindo desafios e mensagens educativas. Ganha quem chegar ao fim do trajeto primeiro.