Imprensa

Notícias

Mais de 1,5 mil trabalhadores se inscrevem no ‘Acreditar’

O Programa Acreditar, realizado pela Rota do Oeste em parceria com o Senai-MT e a Secretaria de Trabalho de Mato Grosso, somou mais de 1.500 inscrições em nove municípios do Estado. Os cadastrados passam agora por um processo de seleção antes das aulas, programadas para começar em março. Ao todo 350 pessoas serão capacitadas para trabalhar como operadores de caixa, podendo atuar nos setores do comércio, serviços e de concessão de rodovias. Haverá turmas em Itiquira, Rondonópolis, Jaciara, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e em Sorriso, onde as inscrições seguem até a próxima sexta-feira (13).

Esta é a segunda vez que Mato Grosso recebe o Programa Acreditar para formação de pessoas para o mercado de trabalho, sendo realizado pela primeira vez pela Odebrecht Infraestrutura no município de Paranaíta. Criado pela Organização Odebrecht, o Acreditar já capacitou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo e agora volta ao Estado por meio da Concessionária Rota do Oeste, empresa responsável pelas obras de duplicação, conserva, manutenção e pelos serviços operacionais na BR-163.

Depois de concluir o curso, o aluno estará apto para concorrer a uma vaga dentro da concessionária ou no mercado de trabalho em geral.

A capacitação não gera vínculo empregatício com nenhuma empresa ou entidades organizadoras, mas abre as portas. Além das oportunidades oferecidas pela Rota do Oeste, o profissional poderá se candidatar a muitas outras vagas no setor de atendimento e comércio. “O Acreditar foi a forma encontrada pela Rota do Oeste para capacitar a mão-de-obra local. Concessão de rodovia é um negócio novo no Estado e por meio da parceria com o Senai vamos conseguir chegar a todos os municípios que atuamos para formar pessoas”, explica o gerente administrativo da Concessionária, José Alberto Rosa.

O Curso

Os alunos que tiverem a inscrição deferida poderão participar de aulas de informática, atendimento e serviços, operações matemáticas, educação, comunicação e cidadania. As aulas serão presenciais, teóricas e práticas, e utilizam recursos áudios-visuais e laboratório.

Os certificados de conclusão de curso só serão emitidos para quem tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária oferecida. Para fazer a inscrição os candidatos deverão ter em mãos a cópia do RG e CPF, comprovantes de endereço e escolaridade. Após o cadastro o aluno será convocado para fazer uma avaliação e só então terá sua matrícula validada.

Sorriso

Moradores de Sorriso e região ainda podem participar do programa de seleção para participar do curso. As inscrições devem ser realizadas na Escola Municipal Profª. Ivete Lourdes Arenhardt - Av. Brasil, 850, Centro, entre 18 e 22h. A inscrição, o curso e todo material didático é gratuito e os interessados ainda poderão concorrer a uma vaga na Concessionária Rota do Oeste ou trabalhar em outras empresas nas áreas de atendimento ao cliente ou comercial.