Imprensa

Notícias

Fetran-MT chega a Sorriso para segunda etapa de seleções

A segunda etapa de apresentações da 15ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) contemplará estudantes de todas as idades do município de Sorriso. O evento será realizado de 11 a 15 de junho, no Centro de Eventos Ari José Riedi, com a participação de escolas de Sorriso, Sinop e Colniza. A primeira etapa foi realizada em Primavera do Leste.

Promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o evento conta com a parceria da Concessionária Rota do Oeste, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeituras Municipais. A iniciativa tem o objetivo de despertar desde cedo a importância de um trânsito seguro.

Chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF, o inspetor André Luiz Ferreira afirma que o objetivo principal do Fetran-MT é promover a educação de uma forma leve e diferenciada, apostando no lado lúdico do teatro. “Assim, crianças e adolescentes conseguem entender a importância da segurança dentro e fora das cidades. Eles têm ainda a oportunidade de virarem multiplicadores de boas práticas no trânsito e cobrar dos adultos uma conduta correta”, destaca.

O Festival abrange o Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Profissionalizante e conta ainda com uma categoria Educação Especial, voltada para escolas e institutos de alunos portadores de necessidades especiais. O inspetor destaca que desta forma, o evento cumpre ainda um papel muito importante, o da inclusão social.

Os alunos concorrem em quatro categorias: infantil (5 a 11 anos), infanto-juvenil (11 a 16 anos), juvenil (Ensino Médio, incluindo EJA) e educação especial (portadores de necessidades especiais). Ao todo, a 15ª edição do Fetran contará com seis etapas, realizadas em municípios distintos de Mato Grosso. A final está marcada para setembro, em Cuiabá.

A Rota do Oeste é parceira do projeto por entender que a educação é uma importante ferramenta na promoção da consciência e mudança de comportamento dos atores que compõem o trânsito.

Premiação

Nas etapas regionais serão premiados em cada categoria (infantil, infantojuvenil e juvenil) os três melhores espetáculos, ator destaque, atriz destaque, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção.

Na etapa estadual serão premiados os espetáculos destaques em cada categoria, atores destaques, atrizes destaques, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção, além de premiação para figurino, maquiagem, trilha sonora, cenário, entre outros quesitos apontados pelos jurados, que mereçam destaque.