Imprensa

Notícias

Festival de trânsito envolve alunos da Baixada Cuiabana

Alunos de nove escolas da Capital, Pedra Preta e Várzea Grande participam esta semana da  etapa Cuiabá do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran). As apresentações começam na manhã desta terça-feira (20) no anfiteatro da Escola Estadual Presidente Médici na capital. O evento é promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Concessionária Rota do Oeste, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeituras Municipais.

As peças de teatro montadas pelos alunos que participam do Fetran buscam sensibilizar e conscientizar a população, em especial, crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos, deveres e responsabilidades de todos na construção de um trânsito mais seguro.

São quatro categorias: infantil (5 a 11 anos), infanto-juvenil (11 a 16 anos), juvenil (Ensino Médio, incluindo EJA) e educação especial (portadores de necessidades especiais). As peças das categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil serão apresentadas até quarta-feira (21) e a decisão do júri e premiação ocorrerão na quinta-feira (22).

Já ocorreram etapas regionais nos municípios de Campo Verde, Sinop, Primavera do Leste e Comodoro. A etapa estadual, correspondente à final, também será realizada em Cuiabá de 10 a 14 de julho, com a participação de todas as classificadas nas etapas regionais.

A Rota do Oeste é parceira do projeto nas edições que ocorreram em municípios com áreas na BR-163, como Campo Verde e Sinop e nas etapas que serão realizadas em Várzea Grande e Cuiabá.

Premiação - Nas etapas regionais serão premiados em cada categoria (infantil, infanto-juvenil e juvenil) os três melhores espetáculos, ator destaque, atriz destaque, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção.

Na etapa estadual, serão acrescentadas as premiações de atriz revelação, ator revelação e primeiro lugar das categoriais Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil conforme o júri popular. O resultado da categoria Educação Especial será divulgado após a premiação da Etapa Cuiabá e a premiação entregue somente na Etapa Estadual em Cuiabá.

Os resultados do 14º Fetran podem ser acessados no site www.fetran.com.br ou nas redes sociais (twitter, página e grupo do Facebook).

Confira a programação:

Terça-feira (20)

8h30

 Colégio Salesiano São Gonçalo

O mundo do faz de conta

Infantil

Cuiabá

9h15

E.M.E.B. Prof. Francisval de Brito

Celular na direção é volante sem as mãos

lnfantil

Cuiabá

9h45

Colégio Salesiano São Gonçalo

Vamos falar a verdade

Infanto-juvenil

Cuiabá

14h

E.M.E.B. Senador Darcy Ribeiro

Os saltimbancos na cidade

Infanto-juvenil

Cuiabá

14h45

C.E. Abdala José de Almeida

A Terra do Nunca

Infanto-juvenil

Várzea Grande

 

Quarta-feira (21)

8h30

E.M. Lenine de Campos Póvoas

Quem é o melhor no trânsito

Infanto-juvenil

Várzea Grande

9h15

E.M.E.B. Senhora Dirce Leite de Campos

 Não deixe para depois

Infanto-juvenil

Várzea Grande

14h

Escola Estadual 10 de dezembro

Uma missão

Infanto-juvenil

Pedra Preta

14h45

Grupo de Teatro Star  

Na hora da morte

Juvenil

Cuiabá

 

Quinta-feira (22)

8h às 12h

Reunião do Júri: obtenção dos resultados

 

14h00

Premiação/Encerramento

Auditório da Escola Estadual Presidente Médici