Imprensa

Notícias

Cem agentes mirins de trânsito passam a ‘atuar’ em Cuiabá

Cuiabá passa a contar com cem novos agentes para orientar e ajudar na fiscalização do tráfego na capital. Os novos colaboradores integram o time do projeto “Agente Mirim de Trânsito”, formado por crianças de 7 a 12 anos de idade que foram capacitados para atuar como instrumentos de transformação do trânsito.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em parceria com a Concessionária Rota do Oeste. As duas primeiras turmas receberam o diploma nesta quarta-feira (27), durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Esta foi a última etapa do projeto que passou pelas escolas municipais de Cuiabá Orlando Nigro e 12 de Outubro. Durante uma semana, as crianças receberam diariamente equipes da coordenadoria de educação para o trânsito da capital e aprenderam como o sistema de tráfego funciona, como agir e como ajudar na fiscalização dos usuários, repassando as mensagens aprendidas para os pais, amigos e demais pessoas com quem convivem.

Durante a formatura, o diretor de operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, destacou a importância de ações como essa para melhorar o trânsito, dentro e fora da cidade. “O principal objetivo de uma concessionária é salvar vidas e para isso é preciso a educar os condutores e os futuros condutores. Hoje a Rota do Oeste pode contar com mais cem parceiros em busca da segurança viária”.

A jovem Camilly Ribeiro da Silva, 10, está entre os novos ‘Agentes Mirins de Trânsito’ e revelou que durante a semana em que participou das atividades pôde aprender muito. “Eles ensinaram como atravessar a rua, como ajudar a orientar o trânsito e como ensinar nossos pais quando eles erram”. Juntamente ao uniforme, os agentes receberam um bloquinho de multas para registrar as infrações cometidas pelos pais e demais usuários e, assim, ajudar na conscientização.

Para o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, a formação da primeira turma concretiza o ‘Agentes Mirins de Trânsito’ como um projeto permanente de educação, não apenas para o trânsito mas também para a formação de cidadãos.

Ainda este ano, mais 300 crianças deverão participar do projeto em Cuiabá e alguns prefeitos do interior do Estado também demonstraram interesse em levar o modelo para suas cidades. O promotor de Justiça de Mato Grosso, Alexandre Guedes, destacou que é somente por meio da educação que se transforma o futuro.

Agentes Mirins de Trânsito

Desenvolvido pela Rota do Oeste e pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, o projeto ‘Agentes Mirins do Trânsito’ visa a capacitação de crianças no trânsito, para que elas sejam instrumentos para a transformação nos meios em que vivem. Por meio de brincadeiras e palestras, alunos de 7 a 12 anos aprendem como o trânsito funciona e como evitar incidentes e acidentes. Em 2015, 400 crianças deverão participar do projeto.