Antes das chuvas, bueiros são recuperados na BR-163

A Rota do Oeste entrou na fase final da limpeza e desobstrução de todos os bueiros instalados ao longo da área de responsabilidade da empresa na BR-163. O serviço é previsto no contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e foi antecipado pela concessionária para garantir a segurança dos usuários que trafegam pela rodovia durante o período chuvoso em Mato Grosso, que tradicionalmente começa em outubro e se estende até março. Este trabalho é contínuo e será realizado periodicamente durante o período de concessão, que é de 30 anos.

São mais de 300 bueiros em toda a área onde a responsabilidade por obras e manutenção é da empresa, num total de 450 km nos trechos entre a divisa com o Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, a Rodovia dos Imigrantes, e do Posto Gil, em Diamantino, até Sinop. Até o momento, 89% dos bueiros já foram limpos e desobstruídos totalmente. A meta é que o serviço esteja concluído até o final da próxima semana.

Para realizar a limpeza, a Rota do Oeste conta com um veículo especial, chamado SilverJet: uma espécie de caminhão limpa-fossas que utiliza jatos de água, limpando todas as estruturas. O equipamento também faz o trabalho de sucção caso necessário. Com a limpeza, a expectativa é reduzir a probabilidade do acúmulo de água na pista, que pode causar acidentes. Outra preocupação é evitar o represamento com os bueiros entupidos, que causam erosão da pista ou até mesmo o rompimento do aterro que sustenta a estrada.

De acordo com o diretor de Operações da Concessionária, Fábio Abritta, a desobstrução evita problemas estruturais na rodovia e garante mais segurança ao usuário. “Chamamos estas estruturas de Obras de Arte Corrente (AOC), que são os bueiros, galerias e canaletas de escoamento de água seja da chuva ou de pequenos córregos. Mantê-las limpas e desobstruídas garante a funcionalidade e a conservação da rodovia”, comentou.

Além da limpeza, a Rota do Oeste também realiza o reparo e a reestruturação das estruturas de escoamento de água, como a tampa de bueiros, recuperação de canaletas danificadas, entre outros. “Ao longo do trajeto, encontramos bueiros totalmente encobertos por entulho e terra, e outras estruturas que precisavam de reparos. Estamos garantindo o cuidado nestas áreas, para dar mais conforto e segurança ao usuário”, concluiu.