Imprensa

Notícias

96% dos resíduos das obras na BR-163 são encaminhados para reúso

A Odebrecht Infraestrutura em Mato Grosso, parceira da Rota do Oeste na execução das obras de melhoria da BR-163, conseguiu dar destinação adequada a 96% dos resíduos produzidos nos canteiros ao longo da rodovia. O número, referente ao último trimestre de 2014, supera a média de reaproveitamento dos ativos da empresa, que é de 63%.

De acordo com o responsável pela área, Gabriel Soalheiro, a construtora faz um trabalho de monitoramento do índice. “Até dezembro de 2014, produzimos ao todo 91,42 toneladas de resíduos em todas as obras e intervenções ao longo do trecho concedido. Destes, reaproveitamos ou destinamos adequadamente 87,95 toneladas”, destacou.

Todo o material descartado produzido pelas obras é separado ainda nas frentes de trabalho e encaminhado ao canteiro onde é armazenado na Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR), que fica no km 95 da rodovia, em Rondonópolis. De lá, tem sua segregação finalizada e é entregue à empresas licenciadas, onde são reaproveitados de acordo com as normas ambientais. Os resíduos não reutilizáveis também são repassados para coprocessamento ou queima, para produção de energia, agregando valor ao material que iria para um aterro.

“Entre os materiais de reúso estão plásticos de diferentes composições, papel, madeira, pneus e borrachas para produção de energia, metais para siderúrgicas e até mesmo baterias automotivas”, completou Soalheiro. Os resíduos de construção civil também podem ser aproveitados em obras de pavimentação de acessos viários, entre outros.

Paralelamente, a Odebrecht Infraestrutura realiza um trabalho contínuo de educação ambiental junto aos seus colaboradores. “O objetivo é divulgar e fortalecer a cultura de coleta seletiva desde o momento da geração com o descarte inicial, ainda nas frentes de obras, até a segregação destes materiais, que acontece em Rondonópolis”, concluiu.

Indicadores Ambientais

A avaliação da destinação destes resíduos é realizada por meio de Indicadores Socioambientais (Isam), que incluem a identificação e o controle dos impactos, o monitoramento ambiental, a preparação para situações de emergência, o tratamento de efluentes sanitários e industriais, o controle das emissões atmosféricas, a contenção de processos de erosão e a separação e contenção de resíduos sólidos perigosos.

Os programas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Odebrecht são realizados de forma integrada, a partir de uma política que define os princípios e orienta os procedimentos a serem observados em todas as atividades das empresas.

Além disso, se baseia na prática da cultura da prevenção e controle de riscos, incluindo todas as exigências estabelecidas nas licenças ambientais. Todos os integrantes e terceiros das empresas participam de programas de educação ambiental e algumas equipes recebem preparação para emergências nas frentes de trabalho e canteiros de obras.